segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Aplicativos: aulas de Arte.

Pinturas maiores grátis-  este aplicativo abrange o melhor da arte a partir do  século 20. Os mais importantes pintores de todos os tempos e suas pinturas famosas. São artistas do Renascimento italiano, como Botticelli ou Leonardo da Vinci, maiores artistas do período barroco, como Rembrandt ou Vermeer, pintores influentes do estilo neoclássico, como Jacques-Louis David, famosos pintores impressionistas, como Monet ou Renoir e do pintor austríaco e co-fundador da Secessão de Viena (a versão vienense da Art Nouveau) Gustav Klimt só para citar alguns.

Suas grandes pinturas são classificados por:
• Century
• Estilo
• Artista
• Título
• Museus e outros locais
Para cada grande pintura, a informação detalhada do trabalho é exibida:
• Título
• Artista (incluindo a data ou nascimento e morte)
• Estilo
• Origem
• Data
• Médio
• Tamanho
• Localização
Links adicionais contendo informações externas completo (da Wikipedia ou sites de museus principalmente) sobre estas pinturas e artistas famosos são fornecidos.

Pinturas maiores grátis - screenshot thumbnail

Vusiem Museu Britânico- este aplicativo possibilita passeios virtuais de todas as galerias do Museo Britânico. Possui várias informações interessantes sobre cada objeto, com referências a muitos fatos históricos.
Museu Britânico Vusiem - tela de miniaturas

Museu Virtual Caravaggio

Museu Virtual Caravaggio - tela de miniaturas

Uma galeria de pinturas de Michelangelo Merisi da Caravaggio. 20 + IMAGENS lindas obras do período Barroco. 
Você se sentirá numa exposição de um museu de arte.


artDatabase Lite

artDatabase Lite - tela de miniaturas

O artDatabase é um aplicativo intuitivo, que contêm mais de 40.000 obras de arte dos artistas renomados. Para cada artista há uma lista completa de suas obras de artes e imagens. Toda coleção torna-se um museu de arte virtuais com informações adicionais.

Aplicativos para as aulas de Idiomas.


Aprende Inglés Voxy- aprendizagem do inglês mediante conversações, novo vocabulário etc.

Aprenda Inglês - Voxy - screenshot thumbnail


              eTeacher. A verão gratuita deste programa oferece 5 tipos de exercícios com distintos níveis de dificuldade: escolher a palavra que complete a oração, escutar um texto e escolher a resposta correta, relacionar imagens e palavras, assim como escrever o nome do objeto.

        eTeacher - Aprenda inglês - screenshot thumbnail



Mindsnacks- Apresentando um visual divertido, o MindSnacks usa joguinhos para fazer o aluno memorizar palavras no idioma estudado (no caso desta versão, espanhol). 

Os games são baseados em exercícios e se adaptam ao nível de conhecimento definido pelo usuário na configuração inicial. Logo de cara, há apenas dois deles, mas o app libera novos conforme o usuário for aprendendo e ganhando níveis. O mesmo vale para os exercícios, que, no começo, mostram apenas números, mas logo se desenrolam para outras palavras e expressões.



50 Línguas- Para Android e iOS e disponível em 50 idiomas, o 50 Línguas traz exercícios diversos que ensinam o básico de 50 línguas diferentes, do alemão ao dinamarquês. Ao todo, são 30 lições na versão gratuita (100 na paga), e o conteúdo é dos mais variados. 

Os exercícios trazem sempre uma “Lista de palavras” com os vocábulos que serão ensinados, um “Flash Card” para guardar os vocábulos mais importantes e a opção “Fazer o teste”, que testa os conhecimentos do usuário.

Bem completo, o aplicativo dá não só a forma escrita das palavras ensinadas, como também a pronúncia de cada uma. Assim, basta clicar sobre elas para ouvir e, se quiser, tocar no botão vermelho para gravar o usuário falando.

Aplicativos que podem ser utilizados no ensino de Química

Tabela Periódica Quiz
Este aplicativo permitirá que você memorize rapidamente os símbolos de elementos químicos, seus grupos, períodos, blocos e números atômicos.
Desta forma você irá se familiarizar com os elementos da tabela periódica.

Disponível em: https://play.google.com/

 Chemistry Handbook W
O W Chemistry Handbook, em português, Manual de Química W, é um aplicativo que disponibiliza acesso fácil a informações sobre produtos químicos e constantes fundamentais, bem como os cálculos para preparar soluções.
O aplicativo usa um motor de busca on-line, para ter certeza de que não são cobradas taxas para a transferência de dados.
Este manual permite-lhe procurar informações sem ter de digitar, e sem armazenar grandes bancos de dados no dispositivo móvel. Ele usa o motor de busca Wolfram Alpha computacional para procurar e calcular a informação que você está procurando.

FTD Química 3º
Este aplicativo contém os seguintes objetos educacionais digitais: 1) Reciclando garrafas PET, 2) Filhos do Sol, 3) O descobrimento dos elementos químicos, 4) Refinação do petróleo, 5) A barreira, 6) A anatomia dos ácidos nucleicos, 7) Vivemos em um mundo de plástico?, 8) Estereoquímica.

Calculadora de Química

Este aplicativo está sendo desenvolvido e distribuído para ajudar alunos que fazem cursos de química e necessitam calcular repetidamente concentrações, massas ou volumes utilizados no preparo de soluções. Também foi incluído as funções de Média aritmética, Variância, Desvio Médio, Desvio Padrão.




Glossário de Química
Glossário de Química é um aplicativo que contém mais de 1000 termos do glossário de química relacionados e jargões (Em Inglês . É uma excelente aplicação educacional e referência para estudantes de química, bem como aqueles que estão entusiasmados em química.

Ver Molecule 3D

Este é um visualizador de molécula grande em 3D. Com a ajuda deste aplicativo, você pode levar seu arquivos de dados molécula 3D com você, não importa onde você esteja, em casa ou viajar para o exterior, e visualizá-los com o seu telemóvel (ou tablet).
O aplicativo oferece muitos recursos em 3D, incluindo modelo de rotação com o movimento do dedo, zoom in / out, mudando de cor, etc Você pode ver vários arquivos juntos.
Arquivos de dados em 3D podem ser adicionadas a pasta do aplicativo de armazenamento externo chamado 'afanche'. Basta ligar o seu telefone (ou tablet) com um PC e copiar seus modelos 3D para o 'afanche' pasta do dispositivo. Depois disso, você pode usar o aplicativo para carregar os modelos que você salvou no diretório. Se você tiver arquivos na pasta 'download' do sistema do seu dispositivo, o aplicativo pode abri-los também. Você também pode usar o aplicativo para abrir arquivos de e-mail (anexo) ou web (por download). O aplicativo também suporta terceiros app de gerenciamento de arquivos, por exemplo, DropBox.

domingo, 18 de agosto de 2013

Geografia e História: aplicativos que serão utilizados

Geografia:

Google Earth. Explorar uma zona geográfica, província ou país com Google Earth. Situar marcadores que contenham textos, imagens etc em relação com um tema. Traçar um trajeto turístico.






Bandeira Quis, reconhecer bandeiras do mundo e bandeiras nacionais.





História:

Apresentação. Elaborar uma apresentação com Kingston Office para esquematizar a exposição de um tema de conhecimento político-social.

Roma MVR -  aplicação que possibilita a visita a  Roma através dos séculos e ver como foram os vários períodos históricos.



Aplicativos que serão utilizados na disciplina de Ciências

       

 Molecules é um aplicativo que permite visualizar, em 3D, as moléculas de compostos químicos e biológicos. O programa também permite a sua fácil manipulação por meio de simples toques na tela.
Esquemas de imagem. Capturar uma imagem muda com distintas partes que temos localizado em Internet (anatomia do aparelho reprodutor, digestivo etc; partes de uma máquina, uma flor, etc; elementos de uma cena; etc.

Молекулы и ДНК HD Живые обои - screenshot thumbnail


Para a captura, debe ser utilizado o ScreenShot Ultimate. A continuação acrescentar flechas e etiquetas com o editor deste programa.

 Cover art

Night Sky (Céu noturno) é um mapa realista do céu em duas dimensões. Esta aplicação permite aos alunos verem o céu e as estrelas.  Os nomes das estrelas, constelações e suas descrições.


Cover art

FTD Objeto Educacional Digital - Realidade Aumentada - Ciências Novo Pensar. Corpo Humano. 8º Ano. Edição Renovada.
Este aplicativo contém os seguintes objetos de Realidade Aumentada: 1) Célula, 2) Coração, 3) Músculos e movimento, 4) Escala: espermatozoide e óvulo, 5) Movimentos respiratórios, 6) Evolução humana, 7) Camuflagem, 8) Fósseis, 9) Esqueleto humano, 10) Sistema auditivo humano, 11) DNA, 12) Olho humano.

FTD Ciências Novo Pensar RA 8º - screenshot thumbnail



O Tablet como artefato educacional: Uso de Podcasts (parte 3)

No post anterior apresentamos a proposta de você, professor, produzir seus próprios Podcasts e aproveitá-los nas suas Aulas Invertidas. Agora, sugerimos que os próprios alunos criem seus podcasts como parte de um Projeto Educacional, não importando se disciplinar ou interdisciplinar. Tarefa que permitirá ao aluno usar diversos aplicativos do Tablet. 
_____________________________________________________________
Exemplo de Podcast feito por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas, de Erechim/RS.
http://caraspintadaspodcast.blogspot.com.br/ 
  ____________________________________________________________
Segue algumas sugestões:

Aprendendo Língua Estrangeira com a ajuda de Podcasts:

Com o Tablet na sala de aula e o auxílio de ferramentas como o podcast, o youtube , o my spaces e/ou um blog, o professor pode incentivar os alunos não só a aprimorar o aprendizado, como a fazer dessas ferramentas instrumentos de divulgação de seus trabalhos. Um campo bem propício para trabalhos desta natureza são os das línguas estrangeiras como inglês, espanhol, francês ou qualquer outra que seja ministrada na escola.
Assim, com o objetivo de desenvolver uma visão crítica a partir da reflexão de questões atuais e de relevância no mundo, com a finalidade de estabelecer de que maneira tais fatos podem influenciar diretamente a nossa vida dentro do país, seja qual for a língua estrangeira o professor pode propor um projeto de blog ou rádio na escola:
  1. Inicialmente é preciso distribuir a turma em grupos e sortear a ordem dos grupos para que a cada semana um grupo fique responsável pela produção dos podcasts que serão publicados no blog criado especificamente para o projeto, ou ainda, numa rádio online que a escola pode criar.
  2. Em seguida, será pedido aos alunos que busquem na internet notícias internacionais atuais que achem relevantes. Elas podem estar no idioma objeto de estudo na disciplina ou em português.
  3. Os temas escolhidos para os trabalhos da semana devem ser discutido em sala de aula de aula com a finalidade de se determinar de que maneira os decisões ou acontecimentos nos demais países do mundo afetam nossa vida no Brasil.
  4. De posse das conclusões a cada semana o grupo criará seus podcasts em forma de notícia a serem publicados no blog ou disponibilizados na rádio online. Um detalhe importante é que como se trata do ensino de língua estrangeira, os podcasts precisam estar na língua em estudo. Lembrando que se a opção for pelo blog, os podcasts devem vir acompanhados de textos que apresentem o recurso midiático, uma breve sinopse.
Relatando experiências de Química feitas em casa utilizando materiais alternativos:

A química, assim como outras disciplinas da área de exatas, tem sido vista pelos alunos como vilã. Muitas vezes isto se deve ao fato que são trabalhadas de maneira abstratas, desligadas da realidade e do cotidiano do aluno, marcada pelo conteudismo, pela memorização de terminologias e fórmulas, sem nenhuma articulação com a vida e com as demais disciplinas do currículo. O projeto sugerido aqui tem como objetivo demonstrar que a química faz parte de nossa vida nas pequenas coisas do dia a dia e tornar os maçantes relatórios de experiências em atividades prazerosas e com uma finalidade social, comunicar. Como um dos objetivos é fazer com que os relatórios se transformem em publicações, propomos a criação de um Blog para o projeto, onde serão postados os podcasts.
Assim sendo, o professor deve elencar diversas questões problemas relacionadas com os temas de química que deseja trabalhar, por exemplo: a esponja de aço contem ferro? O carvão popularmente colocado em geladeiras realmente tira odores?
De posse da lista de questões problemas o professor deve dividir a turma em pequenos grupos, de preferência trios. Sortear as questões e solicitar aos alunos que pesquisem as soluções para os questionamentos e realizem experiências práticas utilizando materiais caseiros para demonstrar seus experimentos. O professor deve orientar os alunos quanto a proibição do uso de materiais perigosos, como álcool, por exemplo. As experiências devem ser relatados por meio de áudio.
As gravações dos relatos das experiências serão trabalhadas em sala de aula a fim de que os alunos compreendam os processos observados e expliquem como e porque em cada caso se chegou ao resultado apresentado. De posse dos primeiros áudios os alunos devem criar seus podcasts, não só explicado o experimento como relatando a experiência e apresentando as concussões. São estes podcasts que devem ser publicados no blog do projeto.

Terminando, mas por agora...

Há diversas outra possibilidade de uso do Tablet aliado a utilização e criação de podcasts, mas deixamos estas sugestões como exemplo esperando que sirva de inspiração à criatividade dos educadores que tiverem contato este blog.
Nossa intenção aqui não é apenas de indicar um caminho, dar sugestão de trabalho. Pretendemos apenas dar a ideia aos colegas que esteja buscando maneira de trabalhar com Tablets em sala de aula.

Até mais!!

O Tablet como artefato educacional: Uso de Podcasts (parte 2)

Você está cansado de se “esgoelar” na sala de aula expondo conteúdos teóricos sem sobrar tempo na mesma aula para os debates e/ou aplicações do foi exposto? E quando chega a aula seguinte e que você começa uma atividade e percebe que os alunos não lembram mais quase nada do que você explicou na aula anterior? É frustrante não é mesmo?
Então, que tal experimentar usar os Tablets de seus alunos para explorar Podcasts como ferramentas no desenvolvimento do método chamado Aula Invertida?! Qualquer professor, de qualquer disciplina, pode fazer uso deste método aliados ao uso de Podcasts em suas aulas!!

Mas o que vem a ser Aula Invertida?

Aula Invertida é o método que inverte a lógica organizacional da sala de aula. Nele o professor disponibiliza os conteúdos teóricos – e que normalmente seriam objeto de aulas expositivas – por meio de vídeos ou outros recursos interativos como games e arquivos de áudio (como os Podcasts, por exemplo), para que os alunos aprendam em suas próprias casas. A sala de aula é usada tirar dúvidas, para estimular as discussões, para o aprofundamento da temática. Com as aulas expositivas vistas ou ouvidas em casa, sobra muito mais tempo na sala de aula para a realização de exercícios, de atividades em grupo e realização de projetos.


Obs: Ative as legendas do Youtube. (Como assistir vídeos com legendas?)

Aliado ao método da Aula Invertida os Podcasts aumentam a mobilidade e a flexibilidade dos estudantes para aprender e tornam o aprendizado mais dinâmico e autônomo. Se você é professor de Português, de Matemática, de Física, de Biologia, ou qualquer outra disciplina, não importa! Você pode criar seus áudios e disponibilizar para seus alunos. E se eles não têm internet em casa, você pode distribuir o arquivo em MP3 e ele ouvirá em qualquer lugar, até no DVD! Que tal?

Fazendo um Podcast de sua aula:


Para fazer um podcast, antes de qualquer coisa, você precisa elaborar o roteiro de sua aula. Precisará também de um microfone para gravar os áudios no Tablet, mas você também pode gravar no celular, em um mp3 player ou em um computador. Se você preferi, depois de gravado você poderá editar seus áudios. Há excelentes programas que para isto, como o Audacity ou o Goldwave. O próximo passo é enviar para a rede. Além do site PodEscola citado no post anterior, você também pode hospedar o seu podcast no site brasileiro Locaweb.com ou no americano Godaddy.com. Além de poder utilizar qualquer Repositório de Objetos de Aprendizagem disponíveis atualmente. É importante gerar um arquivo em RSS (Real Simple Syndication), que será responsável por a seus futuros ouvintes sempre que um programa novo for postado e permitir que o programa seja automaticamente baixado no computador do ouvinte.


Feito isto é introduzi-los em seus Planos de aula e Mão à Obra!!

O tablet como artefato educacional: Uso de Podcasts (parte 1)



Uma das ferramentas que podem ser bastante exploradas em sala de aula por meio de um tablet é o podcast, seja para acessar os podcasts já disponíveis na web, seja para criar podcasts a serem utilizados no ensino e na aprendizagem tanto em sala de aula como fora dela. Se o professor quer desenvolver autonomia e cooperação em seus alunos, está aí um excelente recurso que um tablet pode proporcionar.
Mas, o que vem a ser um podcast?
Podcast é o nome dado ao arquivo de audio digital, frequentemente em formato MP3, publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Podcast é um termo nascido da fusão das palavras iPod (aparelho de MP3 da Apple) e broadcast, que significa transmissão via rádio.

O que torna o uso de podcast na educação interessante é o fato de que o aluno poderá ouvi-lo a hora que quiser, podendo ser baixados para acesso off-line. Há podcasts sobre os mais variados assuntos e esses arquivos podem ser trocados, armazenados e colecionados, utilizados, entre outras possibilidades, no auxílio de trabalhos de casa, em aulas invertidas e que tal na criação de uma rádio na escola? Sem deixar de mencionar que a criação de podcasts pelos alunos poderia tornar qualquer projeto educacional, seja ele disciplinar ou interdisciplinar, muito mais instigante e interativo.


Para ouvir os arquivos você pode usar qualquer tocador de MP3, mas para que sejam atualizados automaticamente é necessário utilizar um agregador de informação no seu tablet, tais como: iTunes (gratuito, da Apple), Juice Receiver 2.2 (antigo iPodder) e BeyondPod (é uma aplicação excelente para assinar seus Feeds RSS). Se quiser conhecer outras opções de agregadores você pode visitar o endereço http://www.garotascpbr.com.br/2012/04/top-5-podcatchers-para-android-e-iphone/, em que está disponível a indicação de 5 programas que permitem ouvir podcast em Tablet com utiliza sistema Android.

E se você, professor, se interessou em conhecer mais sobre o uso desta tecnologia nas suas aulas, recomendo a leitura de alguns artigos facilmente encontrados na web que destaca a praticidade do uso do podcast na educação, bem como apresentam algumas práticas realizadas: “Podcast: potencialidade na educação”, de Moura e Carvalho; “Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã” e “Podcast: quebrando silencio na integração de mídias na educação”, ambos de Menta e Barros. Estes últimos autores não só orientam sobre a construção técnica de um podcast, como também indicam o site de hospedagem de podcast educacional no Brasil chamado PodEscola, idealizado por eles mesmos.

No próximo post apresentarei algumas sugestões de uso do Podcast para o ensino e aprendizagem. Até lá!

O Tablet como artefato educacional

Em plena era do conhecimento e da informação não é de se admirar que o Tablet, assim como ocorreu com o computador, venha sendo introduzido paulatinamente na sala de aula como artefato tecnológico educativo, mas com todas as vantagens de ser um dispositivo móvel, cujo acesso promove cotidianamente a inclusão digital, seja na escola ou fora dela. Ele é uma ferramenta que se bem utilizada pode revelar-se como um excelente instrumento nas mãos dos professores e alunos na produção e construção do conhecimento.

Contudo, é lógico que apenas a presença do Tablet na sala de aula não é garantia de boa aula, pois ele é apenas mais um recurso que o professor pode dispor em suas as aulas. O que vai determinar a qualidade da aula é a concepção de educação que permeia o fazer pedagógico aliado a uma metodologia adequada a cada objetivo que se quer alcançar. Mas não podemos deixar de salientar que o Tablet é um recurso tecnológico que pode deixar uma boa aula ainda mais interessante, interativa e produtiva, visto que permite inúmeras possibilidades de usos, uma vez que dispõem de muitos aplicativos dos quais o professor pode se apropriar como ferramentas em sala de aula, além é claro de possibilitar o acesso à internet e aos infinitos recursos que a web nos proporciona.

Talvez seja por isso que as escolas públicas do ensino médio, para receberem os Tablets do PROINFO Integrado, programa do MEC voltado para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação no cotidiano escolar, precisavam, entre outros pré-requisitos, ter internet banda larga e rede sem fio (wi-fi). Dito isto, passarei a apresentar (nos próximos posts) algumas sugestões e possibilidades de uso do Tablet como ferramenta na sala de aula e em diversas disciplinas, já que é este o objetivo deste blog, reafirmando que o ponto central, o qual o professor não pode perder de vista ao propor atividades que utilizam ferramentas como os dispositivos móveis, por exemplo, é entender que eles são recursos pedagógicos, isto é, são aliados no trabalho proposto para se chegar a um objetivo definido. Sozinhos, sem uma metodologia produtiva e inovadora, esses aparatos apenas substituirão os aparatos antigos, sem surtir efeito nenhum diferente daquele que poderia surtir se não tivessem sido utilizados. Desta feita, para uma aprendizagem significativa e participativa, os dispositivos móveis, como o Tablet, devem integrar uma proposta pedagógica que permita ao aluno aprender fazendo, refletindo sobre seu próprio fazer, aplicando seus conhecimentos na prática. 

Nosso objetivo aqui é apontar o caminho, mas caberá ao professor utilizar estas informações para ir além da transmissão do conhecimento, colocando-se como um mediador, considerando o aluno como sujeito na construção do conhecimento, que possui uma história e que, portanto, deve ser considerada, seja para reafirmá-la ou transformá-la.


sábado, 17 de agosto de 2013

Matemática- aplicativos que serão utilizados durante o projeto.

Aplicativos (Apps) para aulas de Matemática:

O MathBoard  é considerado um dos melhores aplicativos para o ensino de matemática para crianças do ensino fundamental. 

Quadro (calculadora) - screenshot thumbnail


Gráficos estadísticos. Criar gráficos a partir de uma tabela de distribuição de frequências em uma folha de cálculo com Kingsoft Office – O Office gratuito para Android.


Diagrama. Elaborar um diagrama com as ideias importantes de um fragmento de texto usando as anotações caligráficas com Write.     

Cover art

Cálculos complexos. Comprovar os resultados de operações complexas com parêntesis, com frações e com potências usando RealCalc Plus.
Ela é uma das calculadoras científicas mais completas, onde além de fazer operações matemáticas, ela também vem com conversões de unidades, tais como km/h para mil/h, unidades de volumes, entre outras.


RealCalc Scientific Calculator - screenshot thumbnail



Aequalis é um jogo extremamente divertido de equações, com 80 níveis gerados aleatoriamente e uma arte bonita. O adições, subtrações, multiplicações e divisões. Por se tratar de um jogo, esse aplicativo conquistará facilmente aos alunos. 

Cover art


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Proposta do projeto e uso dos aplicativos por disciplina

A nossa proposta do projeto foi montada, pensando-se na importância de proporcionarmos ao nosso alunado, a oportunidade de incluir-se de forma crítica e eficaz no mundo digital, mais especificamente no uso do tablet. Dessa forma, pensamos que seria interessante falar sobre alguns aplicativos que pretendemos utilizar em cada disciplina no decorrer desse projeto.


    Língua Portuguesa: 


 O Novo Acordo Ortográfico- é um aplicativo que permite a visualização das novas regras de ortografia da língua portuguesa, correções gerais das normas e definição do ditongo.
                                    

 Leitura compreensiva. Ler um livro usando Aldiko Book Reader o FB Reader. Comentário de leitura. Ler um livro digital Aldiko Book Reader o FB Reader e depois da leitura elaborar um documento em Kingston Office com a ficha técnica, breve resume e opinião pessoal.

                               

Gramática Portuguesa FreeUm Jogo de Perguntas. Rápido e divertido! 

Gramática Portuguesa Free - screenshot thumbnail

Soletrar-  desafio ao novo acordo ortográfico em forma de jogo.

Soletrar - screenshot thumbnail


 Responder a perguntas sobre o texto em um documento de texto com Kingston Office. 
                                   
Fichas PDF. Realizar anotações em uma ficha em formato PDF usando Adobe Reader.