domingo, 18 de agosto de 2013

O Tablet como artefato educacional: Uso de Podcasts (parte 3)

No post anterior apresentamos a proposta de você, professor, produzir seus próprios Podcasts e aproveitá-los nas suas Aulas Invertidas. Agora, sugerimos que os próprios alunos criem seus podcasts como parte de um Projeto Educacional, não importando se disciplinar ou interdisciplinar. Tarefa que permitirá ao aluno usar diversos aplicativos do Tablet. 
_____________________________________________________________
Exemplo de Podcast feito por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas, de Erechim/RS.
http://caraspintadaspodcast.blogspot.com.br/ 
  ____________________________________________________________
Segue algumas sugestões:

Aprendendo Língua Estrangeira com a ajuda de Podcasts:

Com o Tablet na sala de aula e o auxílio de ferramentas como o podcast, o youtube , o my spaces e/ou um blog, o professor pode incentivar os alunos não só a aprimorar o aprendizado, como a fazer dessas ferramentas instrumentos de divulgação de seus trabalhos. Um campo bem propício para trabalhos desta natureza são os das línguas estrangeiras como inglês, espanhol, francês ou qualquer outra que seja ministrada na escola.
Assim, com o objetivo de desenvolver uma visão crítica a partir da reflexão de questões atuais e de relevância no mundo, com a finalidade de estabelecer de que maneira tais fatos podem influenciar diretamente a nossa vida dentro do país, seja qual for a língua estrangeira o professor pode propor um projeto de blog ou rádio na escola:
  1. Inicialmente é preciso distribuir a turma em grupos e sortear a ordem dos grupos para que a cada semana um grupo fique responsável pela produção dos podcasts que serão publicados no blog criado especificamente para o projeto, ou ainda, numa rádio online que a escola pode criar.
  2. Em seguida, será pedido aos alunos que busquem na internet notícias internacionais atuais que achem relevantes. Elas podem estar no idioma objeto de estudo na disciplina ou em português.
  3. Os temas escolhidos para os trabalhos da semana devem ser discutido em sala de aula de aula com a finalidade de se determinar de que maneira os decisões ou acontecimentos nos demais países do mundo afetam nossa vida no Brasil.
  4. De posse das conclusões a cada semana o grupo criará seus podcasts em forma de notícia a serem publicados no blog ou disponibilizados na rádio online. Um detalhe importante é que como se trata do ensino de língua estrangeira, os podcasts precisam estar na língua em estudo. Lembrando que se a opção for pelo blog, os podcasts devem vir acompanhados de textos que apresentem o recurso midiático, uma breve sinopse.
Relatando experiências de Química feitas em casa utilizando materiais alternativos:

A química, assim como outras disciplinas da área de exatas, tem sido vista pelos alunos como vilã. Muitas vezes isto se deve ao fato que são trabalhadas de maneira abstratas, desligadas da realidade e do cotidiano do aluno, marcada pelo conteudismo, pela memorização de terminologias e fórmulas, sem nenhuma articulação com a vida e com as demais disciplinas do currículo. O projeto sugerido aqui tem como objetivo demonstrar que a química faz parte de nossa vida nas pequenas coisas do dia a dia e tornar os maçantes relatórios de experiências em atividades prazerosas e com uma finalidade social, comunicar. Como um dos objetivos é fazer com que os relatórios se transformem em publicações, propomos a criação de um Blog para o projeto, onde serão postados os podcasts.
Assim sendo, o professor deve elencar diversas questões problemas relacionadas com os temas de química que deseja trabalhar, por exemplo: a esponja de aço contem ferro? O carvão popularmente colocado em geladeiras realmente tira odores?
De posse da lista de questões problemas o professor deve dividir a turma em pequenos grupos, de preferência trios. Sortear as questões e solicitar aos alunos que pesquisem as soluções para os questionamentos e realizem experiências práticas utilizando materiais caseiros para demonstrar seus experimentos. O professor deve orientar os alunos quanto a proibição do uso de materiais perigosos, como álcool, por exemplo. As experiências devem ser relatados por meio de áudio.
As gravações dos relatos das experiências serão trabalhadas em sala de aula a fim de que os alunos compreendam os processos observados e expliquem como e porque em cada caso se chegou ao resultado apresentado. De posse dos primeiros áudios os alunos devem criar seus podcasts, não só explicado o experimento como relatando a experiência e apresentando as concussões. São estes podcasts que devem ser publicados no blog do projeto.

Terminando, mas por agora...

Há diversas outra possibilidade de uso do Tablet aliado a utilização e criação de podcasts, mas deixamos estas sugestões como exemplo esperando que sirva de inspiração à criatividade dos educadores que tiverem contato este blog.
Nossa intenção aqui não é apenas de indicar um caminho, dar sugestão de trabalho. Pretendemos apenas dar a ideia aos colegas que esteja buscando maneira de trabalhar com Tablets em sala de aula.

Até mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário